O crescimento do número de síndicos profissionais no mercado mostrou o que já se sabia na prática há muito tempo: uma gestão preparada e bem informada pode ser um grande diferencial para a vida em condomínio.
E para que realmente o empreendimento se beneficie dessa gestão, há uma pergunta que paira no ar: qual o perfil ideal de um síndico profissional?
A verdade é que não há uma resposta única para essa pergunta, já que cada empreendimento tem seu perfil e suas necessidades – assim como cada síndico profissional tem as suas áreas de expertise.
Por isso é tão importante escolher um gestor que realmente case com as necessidades do condomínio. Assim, as chances de sucesso desta parceria só aumentam.
“É preciso que haja uma convergência entre as experiências do síndico profissional com as demandas do empreendimento, não importando se o mesmo é comercial ou residencial”.
Confira abaixo algumas dicas para a sua busca por um síndico profissional ser mais frutífera:
- Dimensão do condomínio: aposte em gestores que já trabalharam com empreendimentos similares ao seu, principalmente se for um condomínio com muitas áreas comuns, como condomínios-clube;
- Necessidade de gestão de serviços: seu condomínio conta com serviços de facilities? É fundamental que o gestor tenha conhecimento prévio desse tipo de gestão;
- Inadimplência: condomínios com altos níveis de devedores precisam de um síndico que já tenha uma boa vivência com este problema. Pergunte quais os resultados já obtidos pelo gestor anteriormente neste quesito;
- Obras de grande porte: uma benfeitoria como um retrofit é algo que realmente pede um acompanhamento próximo. Caso seu condomínio tenha uma demanda semelhante, pode ser interessante procurar por síndicos profissionais que sejam engenheiros;
- Condomínios com problemas legais: cuidar da parte legal do condomínio é papel de um advogado contratatado especialmente para esse fim. Porém, se o síndico profissional for advogado, ele terá todo o conhecimento para cobrar e acompanhar mais de perto o escritório especializado contratado.
Além desses conhecimentos específicos, é importante que o síndico profissional ofereça outros atributos: ser sempre aberto ao diálogo – seja com conselheiros ou com moradores -, usar com facilidade ferramentas tecnológicas e, principalmente, oferecer uma gestão transparente.