Estamos na semana do meio ambiente! O dia dedicado ao meio ambiente é 5 de junho e, este ano, o tema definido pela ONU (Organização das Nações Unidas) é a restauração dos ecossistemas.

Com a pandemia, pudemos ver como os cuidados com o ambiente são fundamentais.

Nessa semana do meio ambiente, convidamos a todos para repensar alguns hábitos ou colocar em prática novos cuidados que vão impactar positivamente em nosso ambiente. Confira!

Separação do lixo

Por outro lado, com o aumento expressivo das compras online e de entrega de comida em casa, o volume de lixo nas unidades condominiais aumentou muito – e, com isso, há também muito mais material reciclável.

Em São Paulo, a maioria dos bairros já conta com coleta seletiva. É importante que os empreendimentos tenham procedimentos claros e espaços disponíveis para que os moradores possam destinar corretamente este tipo de resíduo.

Vale ressaltar que papel, plástico, metal e vidro entram, tradicionalmente, na coleta seletiva municipal, e sua separação e destinação corretas já são um ótimo primeiro passo para o empreendimento preocupado com a natureza.

Separação de óleo de cozinha

Muita gente não sabe, mas o óleo de cozinha pode ser um perigo no condomínio. Isso porque o descarte incorreto, pela tubulação da cozinha, pode levar a entupimentos.

Além disso, em locais onde não há saneamento básico, o óleo de cozinha pode prejudicar muito rios e outras fontes de água, poluindo-os.

Por isso, muitos empreendimentos optam por fazer o recolhimento deste tipo de material. Os moradores podem acondicionar o líquido em garrafas ou outros vasilhames e entregar para o condomínio.

Há, inclusive, ONGs que fazem o recebimento específico deste material, e o trocam por produtos de limpeza que podem ser usados nas áreas comuns do condomínio.

Reúso de água da chuva

Ao contrário do que muita gente pensa, os empreendimentos não precisam implementar um grande sistema para poder reaproveitar o uso de água da chuva.

Geralmente, a água pode ser armazenada em uma cisterna, no subsolo. Além disso, bastaria uma bomba de recalque aliada a um sistema de encanamento próprio, para que esta água possa ser empregada para limpar as áreas comuns, por exemplo, ou molhar o jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *