O proprietário de imóveis que se vê buscando uma empresa para acompanhar e cuidar do seu bem deve ter cuidado e atenção nesta busca.
Isso porque a administração de imóveis é complexa e envolve diversos pontos de atenção para atingir o seu objetivo: manter seu patrimônio atualizado e alugado ou vendido com rapidez em um preço desejado.
Mas como saber como escolher esta empresa que pode ser tão parceira do proprietário investidor?
“No primeiro momento, é fundamental buscar por referências da administradora de imóveis. Também é importante que a empresa tenha experiência em imóveis similares aos seus”, aponta Alexandre Dalmaso, diretor comercial da HFlex Gestão Patrimonial.
Confira abaixo algumas sugestões que o nosso expert em Gestão Patrimonial dá sobre como escolher, de forma certeira, a empresa administradora dos seus imóveis, para você saber o que perguntar e estudar antes de optar pela sua parceira:
- Atendimento ao proprietário: é fundamental que haja uma ponte sólida entre o proprietário e a empresa. Saber que será bem atendido, que o funcionário conhece o seu portfólio e que ele entende seus objetivos com relação aos imóveis é muito importante;
- Tecnologia no processo: poder contar com um sistema que acompanhe e ofereça informações em tempo real, como pagamento, é um ótimo diferencial;
- Acompanhamento do imóvel: uma administradora de imóveis deve sempre ter em mente uma parceria de longo prazo. Cuidar para que o imóvel esteja sempre com vistorias em dia, assim como todo tipo de documentos, é uma parte importante da gestão deste bem, assim como manter o proprietário sempre informado;
- Agilidade nos processos: O imóvel alugado vagou? É importante colocar de volta no mercado o mais rápido possível. A empresa deve se certificar de que o imóvel, porém, está em boas condições para isso;
- Cuidado com compradores ou inquilinos: A atenção com a ficha cadastral é um ponto crucial do trabalho desta empresa. Checar cuidadosamente as garantias oferecidas pelo interessado é fundamental;
- Gestor com perfil imparcial: é importante ressaltar que tanto inquilino como proprietário são clientes da mesma empresa. O desejável é que o profissional que faça o atendimento entre eles tenha um perfil conciliador e articulador, para colaborar nas duas pontas do processo;
“São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença em uma boa administração patrimonial”, finaliza Dalmaso.